Na tarde desta quarta-feira (18) o adolescente, F.A.C., de 15 anos foi detido por policiais militares da 5ª Companhia de Policiamento de Área, no Bairro Jardim Europa, após apontar uma arma de brinquedo para pessoas do bairro.
O adolescente era ex Guarda Mirim de Itu, foi expulso, pois parou de ir às atividades. Segundo moradores, F.A.C., dizia ser das “Operações Especiais da Guarda Mirim”, uma denominação inexistente, e com a arma de brinquedo ameaçava as pessoas.
Na tarde de hoje, o jovem correu atrás de uma moça também moradora do Bairro Jardim Europa. A mulher acionou a Polícia Militar e o adolescente foi detido, juntamente com o simulacro, uma pistola usada para a prática de Airsoft.
Toda pistola para este fim possui, de fábrica, uma ponta plástica laranja para diferenciação de uma arma de fogo real. O adolescente tirava esta ponta de identificação quando agia e colocava-a de volta logo após.
A legislação prevê que o transporte de armas de Airsoft devidamente identificadas com a ponta laranja é permitido, desde que de forma discreta, nunca ostensivamente, ou seja, dentro do porta malas ou em uma mochila própria para este fim e acompanhada da nota fiscal de compra, para provar que a procedência do material é legal. Além de que, para compra ou transporte deste tipo de armamento é necessário ser maior de 18 anos.
O adolescente foi encaminhado ao 4º Distrito Policial e liberado sob a responsabilidade do responsável. A pistola, que não possuía nota fiscal, ficou apreendida.