
O ex-coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Antônio Carlos dos Santos, que estava foragido, foi preso pela Polícia Militar Rodoviária, na noite da última quarta-feira (11) em Itu.
De acordo com o registro policial, Santos trafegava em uma pickup na Rodovia Presidente Castello Branco (SP-280), quando próximo ao quilômetro 78, no sentido Itu, diminuiu a velocidade do veículo ao perceber uma viatura policial que trafegava no mesmo fluxo. O fato de evitar ultrapassar a equipe policial, gerou a suspeita dos militares que resolveram abordar o carro.
Após busca pessoal e no veículo, nada de ilícito foi encontrado, mas depois de consultas no banco de dados, foi constatado que o motorista estava foragido da justiça. Segundo o Tribunal de Justiça, Santos foi condenado há 12 anos e 13 dias pelo crime de extorsão e estava sendo procurado.
Desde 2011, Santos é acusado pelo Ministério Público Federal de desviar dinheiro público da reforma agrária no Pontal do Paranapanema (SP). Na época, ele chegou a ser preso pela Polícia Federal e junto com outros suspeitos, tinha a intenção de desviar pelo menos de R$ 5 milhões, segundo a PF de Presidente Prudente.
Ele foi apresentado no Distrito Policial e será encaminhado ao sistema penitenciário.